Mermaid Melody PORTUGAL - Feliz Natal!

Fanfics! Um Guião para começares.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Fanfics! Um Guião para começares.

Mensagem por Shinigami em Dom 26 Ago 2012 - 20:11

Yo Yo pessoal!
Daqui é a Shini com um Tópico merecedor da vossa atenção e duvidas. Sim. É um Tópico de ajuda para a escrita. E Sim. É provável que eu critique a vossa forma de escrever.
Porque vocês no fundo sabem que uma historia que tenha um capitulo de 5 linhas com parvoíces não é uma historia. É uma vergonha.
Já me deparei com fics muito más neste fórum, e umas boas o suficiente, mas que mesmo assim umas boas ajudas ainda as pode melhorar.
Eu espero que todos vocês percebam o que fazem de mal e bem nas vossas fics, pois a escrita não é só uma cambada de palavras juntas umas a outras. É mais do que isso.
Bem para acabar a lição de “Moral” eu vou começar com os básicos pra escrever.

Escrever bem.

Bem, como é obvio, para começarem a escrever algo, Seja uma fanfic ou um Trabalho Original, têm de ter um tema. No caso das Fanfics o vosso tema é sempre um ou mais animes ou mangas. Honestamente tanto faz o vosso tema, porque até com um tema simples ou uma ideia pobre, se pode fazer um belo trabalho.
Consoante o Tema, ou não, escolhes o teu género para a fic. Pode ser uma comédia, ou um romance, uma historia com terror ou algo mais sobrenatural. Tanto faz. Mas o género que escolheres será aquele que mais se aplica á tua historia. Podes escolher vários tipos de géneros ao mesmo tempo até.

Já sei o que vou escrever! Mas não sei como começar!

Isto acontece a muitas pessoas. Mas é obvio que todas as historias têm um começo. Só vocês poderão decidir como começa a vossa historia, ai já mais ninguém pode ajudar a não ser dar ideias.
Os meus capítulos são pequenos. Isso é um problema?´
Sim. É Certamente um problema. E Digo desde já que capítulos com 5 linhas não é um capitulo. Não é nada.
Um capitulo bem estruturado tem de ter os seus eventos muito bem descrevidos. E é obvio que umas meras 5 ou 10 linhas não é nada.

Personagens? OC?

A seguir podes pensar na personagens… se fores fazer uma fanfic de um anime com as suas próprias personagens menos trabalho é. Mas podes criar as tuas próprias personagens, ao que chamamos OC (Original Caracter) ou seja são nossas originais.
Há escritores que para fazerem as suas personagens costumam fazer uma espécie de “ficha” sobre eles. Isso ajuda bastante para criarmos a personagem pois com a ficha descrevemos a personagem por completo e isso ajuda mais para percebemos como a Personagem reagirá em diferentes cenas. Por exemplo, se escolheres que a tua personagem seja tímida ou introvertida, é um pouco provável que ela fique aos saltinhos quando um rapaz se declara a ela. Isso é um aspecto que deveríamos ter em conta em todas/os os nossos OC.
Rascunho? Que história tenho em mente?
Bem, alguns escritores em vez de se mandarem de cabeça para uma fanfic começam por um pequeno rascunho da história, um simples resumo.
Ex:
Nome da Fic: Por entre sombras desconhecidas

-Doremi e as Amigas recebem um pedido de ajuda do mundo das bruxas. (Inicio) Descobrem que algo mau está para acontecer. Lutam contra monstros até descobrirem a verdade. (Meio) Lutam contra a força do Mal e vencem-na (Fim)

Assim têm uma ideia do que será a vossa história ^^

Já fiz isso e agora? Prologo?

Ok, Se já tens um Tema, género e os teus personagens em ponto, acho que poderias dar uma introdução á fic. Começa por o INICIO. Há quem escolha começar pelo meio e aos poucos vai revelando o passado da história, isso é bom, normalmente os leitores gostam de flashbacks, mas visto que apenas escritores experientes costumam fazer eu acho que os novatos devem começar mesmo pelo inicio.
O Prologo é um texto pequeno, muito menos do que um capitulo normal. E Nele como já disse antes começas a história.7

Tipos de Escrita?

Narração:
Neste tipo de escrita há um narrador. Pode ser um Narrador Participante OU não Participante. (Não sei se alguns de vocês se lembram ou se já deram esta matéria LOL)
Podem escrever de 3 maneiras

Primeira Pessoa – eu
“Fui até ele e cumprimentei-o com um beijo.”

Terceira Pessoa no Passado.
“Doremi foi até Kotake e cumprimentou-o com um beijo.”

Terceira pessoa no presente.
“Doremi vai até Kotake e cumprimenta-o com um beijo.”

Muito fácil não?

Texto Dramatico? Texto Narrativo?

Eu aposto que muitos de vocês gostam de escrever aquelas típicas Fics em formato de Teatro. Do Genero:
João: Olá Sara! Como vais! *Sorri*
Sara: Oi João! Vou bem e tu? *Sorri também*
ISTO NÃO É UMA FIC. É UMA PEÇA DE TEATRO GENTE D:
Se querem escrever um fic como deve ser vocês não podem ir pelo caminho mais fácil, sendo que é aquele descrito ali em cima, vocês devem tomar o caminho normal, como fazem nas vossas aulas de português.
Pois eu não acredito que quando a vossa Prof de PT vos peça um texto narrativo vocês lhe entreguem um Texto Dramatico.
Querem escrever? Optem pela narrativa. Com Descrições, Dialogo e tudo muito bem feito.
Vou dar-vos aqui um exemplo de como as coisas ficam todas muito mais bonitas quando são passadas para a NARRATIVA7.

Texto no Formato de Texto Dramático:

Kushina: *Olhando o Minato* Minato… Quero que tenhas cuidado. Não quero que o nosso querido filho perca o seu pai antes de sequer olhar para ele *Chorando*
Minato: Querida Kushina… Konoha precisa de mim agora, e como Quarto hokage darei a minha vida se for preciso para salvar toda a vila. Por favor meu amor, tens de perceber isso.
Kushina: Eu percebo! Então se esta for a ultima vez que te vir… que nome queres que o nosso filho tenha? *Ainda chorando*
Minato: *Pensando* Naruto soa bem. *Agarrando as mãos de Kushina*
Kushina: Naruto será! *Abraçando Minato e depois vendo-o partir para a terrivel batalha*

(Inspirado no Anime Naruto.)

Texto no Formato de Texto Narrativo:
-Minato… - Chamou Kushina antes de Minato sair – Quero que tenhas cuidado. Não quero que o nosso querido filho perca o seu antes de sequer olhar para ele…
As Lagrimas começaram a cair do rosto de Kushina. Ela sabia que aquela batalha iria tirar a vida ao seu eterno amor, Minato, mas mesmo assim ela tinha esperança que ele podesse sobreviver.
-Querida Kushina –Disse Minato virando-se para ela- Konoha precisa de mim agora. E como Quarto Hokage eu darei a minha vida se for preciso para salvar toda a vila. – Minato chegou-se mais perto de Kushina – Por Favor meu amor, tens de perceber isso.
- Eu percebo! – murmurou Kushina – Então, se esta for a ultima vez que te vir… Que nome queres que o nosso filho tenha?
As lagrimas não paravam de cair, Minato limpava todas as lagrimas que podia do seu rosto.
-N… Naruto soa bem – Disse ele pegando nas mãos de Kushina suavemente.
- Naruto será! – Disse ela
Minato largou as suas mãos, deu um beijo doce enquanto Kushina o abraçava com força e depois partiu para a grande batalha que iria começar em pouco tempo.

^ Não ficou muito melhor? Optar pelo caminho mais fácil é uma grande fraqueza daquele que quer alguma vez ser um escritor.

Descrições?

O ponto mais alto é quando as descrições são feitas pois com elas a gente consegue saber exatamente o que o personagem sente ou faz ou onde está e como está vestido. Descrever é o que mais falta em algumas fanfics aqui do fórum...
Por exemplo, vou dar um mau exemplo de como descrever e vou de seguida melhora-lo.
EX:
“Doremi, uma rapariga de cabelos ruivos e olhos vermelhos, ela era solitária e um pouco violenta..”

Agora melhorado:

“Doremi, uma rebelde, uma líder cheia de vontade e entusiasmo. De cabelos longos e lisos, ruivos e brilhantes, com um olhos grandes e vermelhos que metiam medo a quem se atrevesse a aproximar. Solitária, apreciava a calma da solidão.” –

Ora vêem? Não só descreveram a cara dela como a sua maneira de ser.
Não digo que é fácil arranjar palavras pra descrever mas isso é algo que facilmente podem procurar online.
Descrever o Corpo e as roupas é praticamente o mesmo.

“Vestia uma camisola preta com uma saia vermelha ás riscas e botas pretas, Mostrava as suas pernas nuas sem meias”
“Vestida com a sua Camisola favorita, preta e justa ao corpo. Fazia sobressair os seus olhos vermelhos. A saia era curta, a menos de metade da coxa, com um padrão ás ricas pretas. As suas pernas estavam a descoberto e calçava umas botas até ao joelho, Pretas.”

Descrever Cenários. Hum também não é difícil.

“Estava vento e a lua brilhava muito”
“O vento soprava por entre os seus cabelos soltos, era uma brisa calma e longa. A lua brilhava como se fosse água e iluminava o terreno que dali a pouco estaria em cacos…”

Enfim há que meter um certo realismo na frase ou a fic acabará por ser aborrecida. :c

Descrever Sentimentos e Acções?

Há quem ponha as acções com *…* mas eu continuo a achar isso desleixado…
“- LARGA-ME! – Gritou Doremi pontapeando a criatura em pânico.”
Ora ai temos logo a Fala e a Acção e o Sentimento.
Fala: LARGA-ME!
Acção: Pontapeando
Sentimento: Pânico
Outros exemplos:
“Escovando os seus cabelos com alguma frustração Doremi começou a falar entre dentes – Porra pra esta porcaria!”
Fala: Porra pra esta Porcaria
Acção: Escovando os cabelos
Sentimento: Frustração
“Larguei um encantamento de paralisia saltando para uma árvore quando senti uma dor no peito e suspirei um ‘au’”
Fala: Au
Acção: Lançou um encantamento e saltou para uma árvore
Sentimento: Dor
É bem mais fácil e realista que isto:
Aiko: *Lança feitiço* Toma isto! *Salta para uma árvore e sente uma dor no peito* Au…

Descrever uma cena de Luta:

Isto pode ser difícil para qual quer um, imagino, mas vamos lá.
“Agito dá um ponta pé em Hiroshi”
Isto não é nada Surprised
“Agito, determinado em vencer, avançou em velocidade para Hiroshi erguendo a perna direita contra a face deste mesmo, pontapeando-o com tamanha força que Hiroshi voou 10 metros.”
Acabarão por perceber que fim é apenas arranjar palavras para descrever mais. A descrição dos personagens ou da roupa ou do cenário é muito importante, pois em todas as fics é preciso sabermos exactamente tudo como realmente foi.

Mais uns conselhos…

-Não repitam muitas palavras… usem sinónimos! Facilmente online conseguem encontrar um site sobre isso.
-Erros de pontuação… não se esqueçam das virgulas e dos travessões e dos pontos que tanto fazem falta num texto.
- Palavrões… podem usa-los claro para exprimir os sentimentos dos personagens mas usarem demasiadas asneiras deixa a fic um bocado mal vista…
-Cenas com Sexo… Avisem logo no inicio da Fic que haverá cenas de Sexo para não contaminar-mos alguma mente inocente.

Como Postar uma Fic num Forum ou Blog?

Bem primeiro deverás começar assim como no exemplo:

Nome da Fic: Por entre sombras Desconhecidas
Autor: Shiny
Baseado em : Ojamajo Doremi – por Izumi Todo
Género: Acção e Terror
Conteudo: +12

Facil!
Também poderás por os capítulos com os seus devidos nomes

Capitulo 1 – A Mensagem
Capitulo 2 – Indesejada Atenção
Capitulo 3 – A Esperança de Aiko

Podem usar links para ser mais fácil chegar aos capítulos.

Ok Agora chega, se houverem mais duvidas sobre o assunto postarei mais ^^
-Se leste até aqui PARABÉNS! Tens uma grande paciência e uma boa vontade de aprender ^^
Podem postar as vossas duvidas e opiniões e se quiserem ajudar neste topico também o podem fazer.
Boa Sorte a todos.

Shinigami
Izul
Izul

Pearls : 318
Humor : Sup?

Re: Fanfics! Um Guião para começares.

Mensagem por Té em Seg 27 Ago 2012 - 0:25

Bem, eu tento fazer isso tudo e pelo que acho, a minha escrita tem "amadurecido" e evoluído ao longo dos tempos. Analiso sempre esses tópicos e acredita que descrever cenas de luta não é fácil, muito menos as que eu imagino, tenho sempre que fazer um rascunho e mesmo assim faço sempre mudanças e acrescento ou retiro pormenores. Shini-chan, sei que não segues a minha fic, mas gostaria que desses uma vista de olhos pois já que criaste este tópico, gostaria de saber a tua opinião quanto à minha escrita.

Seira Fan
Seira Fan

Pearls : 6203
Humor : Esse beatus sollicitudines.

Mensagem por Shinigami em Seg 27 Ago 2012 - 1:11

Sim o mais dificil nestas coisas é mesmo as lutas x-x
Nem quero imaginar quando chegar á parte das lutas na minha propria fic. devo admitir de facto que nao é facil.
e Fazes tu muito bem em fazer rascunhos! é obvio que nem tudo sai bem á primeira e a tecnica do rascunho é muito util para quem gosta de mudar coisas depois de reler tudo o que ja escreveu! :3
Well eu irei certamente ler a tua fic agora mesmo, visto que estou aborrecida como o caraças e n tenho nada pra fazer, vou lê-la e dar-te a minha opinião Wink
Até lá, espero que o meu tópico ajude todos os que queiram escrever por aqui Smile

Shinigami
Izul
Izul

Pearls : 318
Humor : Sup?

Mensagem por Té em Seg 27 Ago 2012 - 1:21

Tens razão Shini-chan, é mesmo muito trabalhoso. Eu ainda tenho muitas lutas pela frente, mas já me habituei um pouco. Obrigada Shini-chan, depois diz alguma coisa, mas olha já está um tanto quanto (está muito!) grande. De certo que este tópico vai ajudar muita gente Smile

Seira Fan
Seira Fan

Pearls : 6203
Humor : Esse beatus sollicitudines.

Mensagem por Sophie em Seg 27 Ago 2012 - 1:50

Spoiler:
ai que paciencia de santo que tive para ler isto
Bem eu antigamente fazia com o texto narrativo como tu dizes que é mais realista e tal mas pois achei que o texto dramatico seria mais divertido e..coise e tal.^^
Eu ja á muito tempo que nao faço texto narrativo e quando faço que eu saiba é assim..ou mais ou menos..
Quanto aos rascunhos eu faço primeiro no word e só depois é que passo para o forum, isso conta? XD

Sophie
Sara Fan
Sara Fan

Pearls : 3535
Humor : meh

Mensagem por Wizard em Seg 27 Ago 2012 - 1:58

Devo dizer que foi uma boa ideia escreveres isto. É preciso paciência...
Por acaso, eu também já tinha pensado escrever um tutorial sobre isto.

Shinigami escreveu:Porque vocês no fundo sabem que uma historia que tenha um capitulo de 5 linhas com parvoíces não é uma historia. É uma vergonha.
Estás a ofender as minhas histórias de humor estúpido/non-sense?
Bom, essas têm muito mais do que cinco linhas... =P

Shinigami escreveu:Eu espero que todos vocês percebam o que fazem de mal e bem nas vossas fics, pois a escrita não é só uma cambada de palavras juntas umas a outras. É mais do que isso.
Basta escrever assim e já é considerada escrita.

Shinigami escreveu:Há escritores que para fazerem as suas personagens costumam fazer uma espécie de “ficha” sobre eles. Isso ajuda bastante para criarmos a personagem pois com a ficha descrevemos a personagem por completo e isso ajuda mais para percebemos como a Personagem reagirá em diferentes cenas.
Por outro lado, pode-se tentar antes inventar certas características da personagem à medida que a história avança... como reaçcão a situações do enredo. Aliás, as duas técnicas completam-se...

Shinigami escreveu:Há quem escolha começar pelo meio e aos poucos vai revelando o passado da história
Concordo. Tipo em Os Lusíadas. Lembrei-me de uma fanfic cujo autor, no início de vários capítulos (se não me engano), escrevia (ou copiava para lá) algumas linhas de uma cena já do meio do capítulo, para despertar a curiosidade e ansiedade dos leitores.

Shinigami escreveu:O Prologo é um texto pequeno, muito menos do que um capitulo normal. E Nele como já disse antes começas a história.7
Achas mesmo que fica melhor se o Prólogo (ou primeiro capítulo) for curtinho? Pergunta não retórica.

Shinigami escreveu:Eu aposto que muitos de vocês gostam de escrever aquelas típicas Fics em formato de Teatro. Do Genero:
João: Olá Sara! Como vais! *Sorri*
Sara: Oi João! Vou bem e tu? *Sorri também*
ISTO NÃO É UMA FIC. É UMA PEÇA DE TEATRO GENTE D:
É uma história na mesma. Tem acção e personagens...

Shinigami escreveu:Pois eu não acredito que quando a vossa Prof de PT vos peça um texto narrativo vocês lhe entreguem um Texto Dramatico.
Claro que não. Mas nas fanfics somos nós que escolhemos.

Shinigami escreveu:Vou dar-vos aqui um exemplo de como as coisas ficam todas muito mais bonitas quando são passadas para a NARRATIVA7.
O exemplo que mostraste é bem representativo disso. O que não quer dizer que o método do texto dramático não tenha o seu interesse.

Shinigami escreveu:A saia era curta, a menos de metade da coxa
It's pantie shot time!

Shinigami escreveu:Enfim há que meter um certo realismo na frase ou a fic acabará por ser aborrecida. :c
Depende. Há quem prefira ler histórias de linguagem complexa, outros que preferem ler uma coisa mais simples (comédia, por exemplo)...

Shinigami escreveu:É bem mais fácil e realista que isto:
Aiko: *Lança feitiço* Toma isto! *Salta para uma árvore e sente uma dor no peito* Au…
De facto, fica mais realista e sério... mas há quem prefira mesmo focar-se no discurso directo...

Shinigami escreveu:Agito dá um ponta pé em Hiroshi”
Isto não é nada
“Agito, determinado em vencer, avançou em velocidade para Hiroshi erguendo a perna direita contra a face deste mesmo, pontapeando-o com tamanha força que Hiroshi voou 10 metros.”
Sim, escrever apenas os golpes usados pode tornar a luta um pouco monótona... acho que até se deve meter falas pelo meio (os lutadores a provocarem-se um ao outro), mesmo que fiquem um pouco forçadas. Mas acho que essa cena de indicar os sentimentos deve aplicar-se apenas às personagens mais importantes, obviamente...

Shinigami escreveu:Acabarão por perceber que fim é apenas arranjar palavras para descrever mais. A descrição dos personagens ou da roupa ou do cenário é muito importante, pois em todas as fics é preciso sabermos exactamente tudo como realmente foi.
Não é "preciso". Apenas torna a escrita mais complexa e agradável para certos leitores.

Shinigami escreveu:-Não repitam muitas palavras… usem sinónimos! Facilmente online conseguem encontrar um site sobre isso.
De acordo...

Shinigami escreveu:- Palavrões… podem usa-los claro para exprimir os sentimentos dos personagens mas usarem demasiadas asneiras deixa a fic um bocado mal vista…
Os palavrões também podem ser usados para dar um toque de realismo... para representar personagens de, digamos... classes sociais mais baixas.

Shinigami escreveu:-Cenas com Sexo… Avisem logo no inicio da Fic que haverá cenas de Sexo para não contaminar-mos alguma mente inocente.
Isso e as cenas de violência extrema.

Shinigami escreveu:Conteudo: +12
Não sei se é fácil preencher essa categoria, a não ser que nos refiramos apenas ao ser para mais ou menos de 18 anos...

Shinigami escreveu:Também poderás por os capítulos com os seus devidos nomes

Capitulo 1 – A Mensagem
Capitulo 2 – Indesejada Atenção
Capitulo 3 – A Esperança de Aiko

Podem usar links para ser mais fácil chegar aos capítulos.
True. Se calhar eu já devia ter feito essa cena dos índices, nas minhas histórias grandes...

Shinigami escreveu:-Se leste até aqui PARABÉNS! Tens uma grande paciência e uma boa vontade de aprender ^^
Hooray.

Wizard
Hippo Fan
Hippo Fan

Pearls : 1762

Mensagem por Princess em Seg 27 Ago 2012 - 3:58

Eu li isto tudo?
Mãezinha! o.o
Bem,eu queria escrever uma fanfic de OC de Mahou Soujo,mas com isto,estou mesmo a ver que não irei conseguir...até já fiz desenhos...(por que não tinha nada a fazer Razz )
Bem...será difícil se eu começar a escrever... =_=

Princess
Hippo Fan
Hippo Fan

Pearls : 1735
Humor : Cada vez mais apaixonada...

http://animeworldportugal.ativoforum.com/forum

Mensagem por Demi Mars ∞ em Seg 27 Ago 2012 - 22:51

Bem, ler isso tudo foi difícil mas útil. x)
Aliás, tenho tido algumas dificuldades com a minha fic de Naruto, mas tenho tentado. Esse tópico sempre me ajudou mais.

Demi Mars ∞
Seira Fan
Seira Fan

Pearls : 2508
Humor : Soy el jefe e no trabajo 8DDD

Mensagem por Jinn-Chan em Ter 9 Abr 2013 - 18:55

Até me inspiraste para fazer uma Fan Fic Smile Vou treinar um bocado e talvez ainda faça uma.

Jinn-Chan
Humano(a)
Humano(a)

Pearls : 32
Humor : Happy XD

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 21:22

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: